segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Treinar a voz e a fala ajuda a diminuir a ansiedade para apresentar-se em público

Falar em público pode não ser uma tarefa fácil. Embora algumas pessoas tenham o dom de articular o pensamento e expor de forma espontânea sua mensagem, demonstrando fluência e credibilidade nas apresentações, sabemos que a ansiedade para falar em público é bastante comum antes ou durante as palestras. A Associação de Comunicação Nacional Americana identificou que 40% de mil entrevistados não se sentem confortáveis para fazer uma palestra; porém também demonstrou que o melhor poder aquisitivo, o melhor nível de educação e a idade mais avançada tendem a diminuir a ansiedade.
Esses dados indicam que as experiências de vida são essenciais para um melhor desempenho em palestras e em situações de comunicação. Porém, alternativas mais breves também podem ajudar o falante que não se sente confortável para falar em uma palestra, reunião ou mesmo em um grupo de discussão. Cursos para treinar as habilidades da fala em público foram testados nos Estados Unidos com resultados satisfatórios.
Pesquisadores da Universidade da Flórida e da Universidade de George Washington compararam, por meio de questionários de autoavaliação, dois grupos de alunos com média de 20 anos de idade antes e após dois tipos de cursos. Um grupo participou do curso “Voz e dicção”, cujo programa abordava estratégias para aperfeiçoar a qualidade da fala e da voz. O outro grupo de alunos participou do curso “Discurso fundamental”, cujo programa tinha como metas organizar e apresentar uma variedade de tipos de discurso (informativo, persuasivo, narrativo). Em ambos, os alunos treinavam seus discursos em público.
O resultado desse trabalho indicou menor apreensão e nervosismo, maior confiança e sensação de competência na comunicação após os cursos, com resultados semelhantes entre os grupos. Segundo os autores, o sucesso dos cursos pode ser atribuído às técnicas de treinamento e à prática de alguns discursos.
Esse estudo corrobora com a prática da Fonoaudiologia, que visa ao desenvolvimento e à manutenção da efetividade da comunicação pessoal e profissional em indivíduos sem desordem de comunicação.
Conheça na matéria abaixo o questionário usado no estudo americano citado.

Fonte da matéria: Hancock A, Stone MD, Brundage SB, Zeigler MT. Public Speaking Attitudes: Does Curriculum Make a Difference? Journal of Voice, Vol. 24, No. 3, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário